terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pinacoteca - São Paulo, SP


Essa foto mostra que apesar dos belíssimos lugares que conhecemos encontramos um pouco de dificuldades relacionadas ao acesso, a imagem foi tirada na escadaria de entrada da Pinacoteca, mas esse pequeno imprevisto não acabou com a alegria do nosso grupo. O que atrapalhou um pouco, foi que muitas obras não estavam disponíveis, a Pinacoteca estava em reforma. Vale salientar a força do professor Marcelo.
Marconi Barkokebas.



A Pinacoteca este ano teve poucas exposições devido a transferência das obras de Portinari para o MAM (Museu de Arte Moderna), que chegamos a ver na quinta-feira de toda e qualquer forma. Contudo, isso não abalou no encanto do local. Muito bonito!
Jéssica Cristina.


A Pinacoteca é um local onde se concentram diversas obras de arte, eu achei a sua arquitetura encantadora. Estava em reforma,  mas as poucas obras que estavam expostas faziam daquele lugar incrível e rico de cultura. Gostei muito da visita à Pinacoteca, que já foi o Liceu de Artes e Ofícios onde foram feitas obras para vários locais, inclusive para o Theatro Municipal de São Paulo.            
Thiago Correia




segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bovespa - Sāo Paulo, SP



Essa foto foi tirada na Bovespa. Gostei muito de lá, nos receberam muito bem e explicaram o funcionamento de uma forma muito inteligível, passando até filme em 3D e fazendo uma simulação de como se trabalha lá. Entregaram material publicitário sobre investimentos.  O ambiente é de muito conforto. Muita gente saiu de lá com o desejo de estudar Economia e trabalhar na Bovespa.
Augusto Rocha



Essa foto foi tirada na BOVESPA, Bolsa de Valores de São Paulo, que, em 2008, juntou-se à Bolsa de Mercadorias e Futuros, criando uma nova intituição, chamada BM&FBovespa. Fundada em 1890, com o nome de "Bolsa Livre", a atual Bovespa, hoje, é uma das maiores bolsas de valores do mundo, ficando em frente à todas as bolsas da América Latina. A visita à Bolsa de Valores de São Paulo foi muito interessante porque nos fez ter uma visão diferente do que é investir seu próprio dinheiro e ter, na maioria das vezes, um retorno favorável. Aprendemos que podemos negociar com as empresas registradas, tanto as pequenas, quanto as grandes, como a Petrobras, desde cedo e, assim, criando oportunidades para novos investimentos futuros.
Juliana Watts



Escolhi essa foto porque eu achei a Bovespa muito interessante. Ela esta entre as cinco maiores bolsas de valores do mundo em valor de mercado,é a segunda maior bolsa de valores da América em valor de mercado.
Aline Kabbaz


Até a semana passada, eu estava decidida a cursar medicina na faculdade. Foi então que visitei a BOVESPA e tudo mudou: economia é um campo muito vasto, onde se pode trabalhar em vários setores do mercado. Sempre gostei de matemática, principalmente da financeira, e essa visita à BOVESPA me fez abrir os olhos para o mundo dos investimentos, pelo qual estou muito interessada desde então!
Em suma, a viagem como um todo foi muito enriquecedora. Abriu novos horizontes, refrescou memórias das quais não nos lembrávamos mais e, além de tudo, nos fez adquirir mais conhecimento e crescimento pessoal.
Júlia Nogueira

Parque do Ibirapuera - São Paulo, SP


Parque do Ibirapuera, por lá almoçamos e descansamos um pouco ao meio de sua beleza.  Apesar de ser em São Paulo uma das cidades mais urbanizadas do Brasil, ele não deixa a desejar em termos de beleza e arborização.  Foi um momento muito relaxante e agradável.
Thais Ibanez 


Nem é preciso dizer nada, a beleza do Parque do Ibirapuera, o clima agradável e o descanso de lá são ótimos. Porém, para deixar a visita mais perfeita, só tirando uma foto com os amigos né ? Foi ótimo. 
Victor Cavalcanti



Museu do Ipiranga - São Paulo, SP


O Museu do Ipiranga, possui um grande acervo de armas, objetos de arte e rico mobiliário. Mostra um pouco da história do Brasil, e na influência que São Paulo teve no crescimento nacional, e como seu povo foi protagonista de quase tudo,e principalmente nos fatos mais importantes da história de nosso país.
José Matheus

Museu do Ipiranga, eu gostei muito de lá e fiquei encantada com o espaço externo e interno, que é muito bonito. Além disso, ele é rico de cultura e de informações. Por lá conhecemos um pedaço da história de São Paulo e da Independência do Brasil que é de extrema importância.
Thais Ibanez


A foto acima mostra o Museu do Ipiranga, localizado no Parque da Independência, na capital paulista. Nele podemos encontrar objetos, imagens, textos, ou seja, obras de arte que fazem alusão à Independência do Brasil, no ano de 1822 e o surgimento de São Paulo. O que mais me chamou a atenção neste museu foi a quantidade de monumentos e informações que nele tinha. Pudemos observar a história do café, desde a sua chegada ao Brasil até a atualidade, também pudemos ver o quadro que está estampado em vários livros de história, o famoso "O Grito do Ipiranga" e até uma maquete da cidade de São Paulo há algum tempo atrás. 
Juliana Watts



Essa foto foi tirada no jardim do Museu do Ipiranga, mas não é apenas o verde que chama a atenção, o modo como ele foi arquitetado, misturando árvores, arbustos, chafarizes, bancos, deixam-no além de belo, bastante agradável. Dentro do museu encontramos a história da independência do Brasil, mostrada em quadros, textos, maquetes, estátuas, armas da época. Encontramos lá também um pouco da história de São Paulo e ao subir as escadas, tínhamos dentro de umas bolas de vidro, as águas dos diferentes rios do estado, alguns muito poluídos, outros nem tanto. Achei muito interessante o fato do museu ter sido construído já com a ideia de guardar um pouco da história do nosso país e do estado de São Paulo.
Adriana Assis

domingo, 18 de setembro de 2011

Museu da Língua Portuguesa



Essa foto foi tirada no Museu de Língua Portuguesa. O museu é muito diferente por ter apresentações em etapas sobre a história do Português e sobre suas diversificações. Me identifiquei mais nas etapa em que os poemas foram cantados/lidos por vários famosos, gostei por ter uma adoração a nossa língua, e a cada poema que era lido, foi possível entender o que os poetas realmente queriam expressar. Para tornar ainda mais interessante, tais poemas, apesar de serem de épocas bem mais antigas, expressam críticas e pensamentos que se encaixam perfeitamente com a nossa sociedade de hoje em dia.
Jéssica Muniz




Maravilhoso!
Palco das declamações mais intrigantes da nossa língua. A explicação por meios extraordinários de como surgiu a linguagem corporal e a fala; relatos dos maiores autores do Brasil em suas melhores obras (tais que prendem literalmente a atenção de quem observa), tanta coisa... vale muito a pena ver!
Jéssica Cristina 



O Museu da Língua Portuguesa encontra-se próximo a Estação da Luz. O mais interessante é que por meio de jogos, vídeos, você conhece o nosso português, a nossa língua, que mesmo variando de região para região, não deixa de ser o português. Encontramos no museu textos e frases de escritores e poetas brasileiros.
Thiago Correia

Aquário Temático - São Paulo, SP



Essa foto foi tirada no Aquário Temático, onde nós vimos muitos animais. Achei muito interessante. Aqui eu registrei os pingüins de Magalhães, que são menores do que os pingüins Imperador, que nós somos mais acostumados a ver em filmes. Durante a nossa visita observamos o tratador cuidando deles. Para quem mora no Nordeste é sempre uma situação muito rara ficar observando pinguins.
Augusto Rocha


Escolhi essa foto porque esse jacaré, chamado Jacaré Albino, é uma das espécies de répteis mais raras no mundo. Os jacarés albinos também são mais vulneráveis aos predadores porque a coloração de seu corpo dificulta sua camuflagem nos pantanais - seu habitat natural.
Aline Kabbaz


O Aquário Temático é um lugar onde podemos ver várias espécies de animais, inclusive não aquáticas, alem de nos proporcionar uma visita muito interessante, é possível registrar várias cenas bonitas de carinho entre os animais por lá.
Victor Cavalcanti


Essa foto foi no Aquário e eu gostei muito porque lá pudemos conhecer várias espécies diferentes de animais, até alguns que não teríamos oportunidade melhor para conhecer, como os jacarés albinos. O lugar é bem grande e a quantidade de espécies, principalmente aquáticas, chama a nossa atenção. Além disso, apesar de ser um aquário, o fato de ter uma parte de dinossauros, morcegos e outros animais é bem interessante.
Carlos Wavrik





 Muito Bom!
Além de sermos muito bem recepcionados, lá tivemos, como um complemento, a exclusividade de um guia que falava tudo sobre cada espécie para sabermos mais sobre as particularidades existentes, unindo com o assunto abordado de Biologia daqui do colégio. E, para quem acha que o Aquário Temático possui apenas peixes, lá tem de peixes comuns e raros até pinguins, é muito legal!
Jéssica Cristina

UNICAMP - Campinas, SP


Na ida à São Paulo, a visita a UNICAMP foi muito destacada pela sua grande influência no maior número de pesquisas científicas, pelos seus grandes laboratórios apresentando altos níveis de tecnologia experimental, no Brasil e por ser a maior divulgadora de artigos científicos internacionais do país, sendo muito reconhecido e valorizado na nação inteira.
Abdon Andrade


A ida à UNICAMP foi um momento bom para aqueles que já sabem o que vão querer cursar, pois assim poderiam tirar suas dúvidas sobre o curso desejado, mas um momento para bagunçar mais ainda a cabeça dos "indecisos". Quando se fala em vestibular, sempre vem aquela dúvida na cabeça sobre que curso escolher, principalmente quando há uma grande variedade. Na UNICAMP não poderia ser diferente, a dúvida predomina, principalmente na cabeça daqueles que gostariam de atuar nas áreas que envolvem Ciências da Natureza, já que há uma maior variedade de cursos relacionados. A UNICAMP é um dos maiores polos de pesquisa do Brasil. Responsável por 15% de todas as pesquisas realizadas do nosso país, a UNICAMP é sim um sonho para aqueles que desejam seguir carreira na área de pesquisas científicas. Após a palestra de apresentação da UNICAMP, fomos a sua biblioteca e visitamos também, alguns de seus laboratórios.
Adriana Assis

Projeto Catavento - São Paulo, SP


Este é um museu onde estão presentes atividades ligadas a parte de física, química e biologia. Ele explica de forma prática o que aprendemos teoricamente. É um museu onde conseguimos extrair o máximo de experiências e vivenciá-las conseguindo um melhor entendimento. O que mais gostei foi o fato de poder interagir com as atividades do espaço e com isso aprender mais sobre o que vemos todos os dias em livros de uma maneira bem mais divertida.
Mariana Pelinca.



Parte interna do Projeto Catavento. Gostei do Catavento por ser um lugar muito interessante, com experiências de química, física, além de ilusões de ótica que nos fazem pensar se o que estamos vendo acontece de verdade ou são visões quiméricas.
Aline Tavares



O Espaço Catavento é um dos melhores lugares pra ir em São Paulo, lá observamos na prática alguns conceitos que aprendemos em sala de aula e isso nos ajuda a fixar ainda mais o aprendizado. O Catavento é um espaço muito grande, o qual expõe de uma forma dinâmica e diferente, aspectos ligados a vários ramos do conhecimento, tais como física, química e biologia. Vivenciamos experiências curiosas e divertidas, tais como a da foto acima que mostra um dos melhores experimentos da parte de física, no qual a pessoa pode ficar dentro de uma bola de sabão.
Maíra Santana


Adorei!
Um local onde química, física e biologia andam entrelaçados, com inúmeras experiências que comprovam tudo o que os nossos professores da área de ciências naturais comentam em sala de aula, perfeito!
Jéssica Cristina





Fazenda Tozan - Campinas, SP



Essa foto é da fazenda de café, Tozan, um ponto alto de nossa viagem. O que mais gostei da fazenda de café foi aprender sobre a importância desses comercio na história do Brasil, dessa grande indústria e de seus principais investidores e empresas.
Lucas Mendes



A Tozan, um referencial histórico, e uma fazenda bastante conhecida em São Paulo, tem grande valor cultural por ter feito parte de importantes acontecimentos, como visto nas senzalas. Quando fizemos a visita, vimos toda a história da fazenda e o que aconteceu antes de seus donos serem japoneses, além das mudanças que ocorreram. O que mais gostei foram as informações que até então não sabia sobre o café, como os vários tipos diferentes de grãos de café, e que nem todas as marcas se preocupam em usar do melhor tipo no seu preparo. E o que surpreendeu foi o território de mais de 2.000 hectares que a Tozan perdeu por causa da 2ª Guerra Mundial.
Lucas Marinho



A foto representa o patio da fazenda onde é realizado a secagem dos grãos de café. O mais interessante na minha opinião é a forma de como todo o processo é feito, ou seja, com uma grande preocupação de deixar bem feito, como por exemplo deixar os grãos expostos permitindo a aceleração desse processo devido ao sol para depois serem transferidos para máquinas fazendo chegar então nas nossas casas.
Mariana Pelinca











A foto foi na fazenda Tozan, onde aprendemos todo o processo de cultivo e etapas pelas quais o café passa até ser o que conhecemos. Fora isso a aula de história foi ótima, aprendemos mais sobre a importância do café para a economia brasileira e sobre a imigração japonesa ao Brasil.
Mariah Dantas


Todos sabem - ou ficaram sabendo - que o café foi e ainda é, em parte, a base da economia de São Paulo. Na Fazenda TOZAN, vimos todo o processo de plantação, colheita, como se limpa e torra o café. 
Seu Raimundo é um personagem de grande importância na fazenda: desde os nove anos de idade ele passa os dias peneirando e assoprando o café colhido por suas mãos calejadas, vivendo muito feliz nesse lugar, que, como visto, já passou por altos e baixos econômicos. A fazenda foi comprada pelo grupo Mitsubishi (o que me lembra a BOVESPA) e, até hoje, pertence a ele.
Júlia Nogueira


Alunas com um dos mais antigos trabalhadores da fazenda, Sr. Raimundo




Enriquecedor!
A Fazenda Tozan foi uma parada primordial que fizemos para entendermos completamente todo o ciclo do café e sua importância, observando ao vivo todo o cenário que o Brasil passou e a importância necessária dada ao café, como uma das potências da economia no século 18.
Jessica Cristina.



Essa imagem foi tirada na outra parte de nossa viagem, agora em Campinas, lá na fazenda Tozan. A fazenda foi um dos locais visitados que mais gostei, devido ao grande aprendizado histórico, a beleza do local e ao contato que tivemos tanto com o café produzido lá, quanto pelo bate papo muito interessante com Raimundo um colhedor de café que nos mostrou e ensinou como fazer o seu trabalho.
Marconi Barkokebas



Essa foto foi tirada na fazenda Tozan, pois gostei muito de lá,tirando o fato de ser no mato,foi onde eu mais consegui adquirir conhecimento. Lá foi mostrada toda a história do café e todo o procedimento que o mesmo recebe antes de ser consumido ou comprado por nós. Realmente achei sensacional! 
Daniella Souza

Museu de Arte Moderna - São Paulo, SP


O inovador Museu de Arte Moderna, situado dentro do parque Ibirapuera, contava com a belíssima exposição de Portinari e da arte contemporânea. Achei a visita e a discussão muito interessante, ampliando os conhecimentos da arte moderna, especialmente voltado a Portinari. Notei que em algumas de suas pinturas retratou as questões sociais do Brasil, retirantes, trabalhadores, café, além da arte moderna européia. Também adorei ter visto as obras da arte contemporânea, apesar de achá-las muito "loucas" e fora do habitual, precisando de muita reflexão para entendê-las. 
Luiza Katz

O museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), nos deslumbrava com as exposições extraordinárias de Portinari e a de arte contemporânea. Portinari, com toda sua genialidade, retrata perfeitamente bem o negro e sua situação na primeira metade do século XX, o café, sua importância e influência para o Brasil. A outra exposição, de arte contemporânea, nos leva a um pouco mais de reflexão e tempo para entendê-las, pois podem até parecer insanas à primeira vista, mas que com um pouco de olhar metafórico, subjetivo, se vê a realidade atual, expressa em arte.
José Matheus




O museu de arte moderna de São Paulo me chamou atenção, pois superou as expectativas.  Lá nós pudemos ver muitas obras de Portinari, as quais trouxeram uma grande carga histórica, no que diz respeito ao movimento de arte moderna no Brasil e quanto a retratação da sociedade, nos retirantes, trabalhadores e cafezais que são retratados por ele. Além disso pudemos ver uma exposição de arte contemporânea muito interessante e bem reflexiva.



Mariah Dantas

Nesse museu tivemos a oportunidade de ver a exposição com 90 quadros de Cândido Portinari, um dos principais artistas plásticos modernistas do Brasil, nesse momento podemos interpretar elementos nos quadros dele e fazer um paralelo com o momento histórico que acompanhou o movimento modernista no Brasil, um movimento que surpreendeu todos da época. Além dessa exposição, vimos também uma de arte contemporânea, a qual retratava muito aspectos ligados ao consumismo e era bastante diferente do que estamos acostumados a ver nas artes plásticas. A exposição de arte contemporânea foge aos padrões que estabelecemos de arte e isso causou um impacto e um estranhamento muito grande em todos nós. Ambas as experiências foram únicas e muito gratificantes.
Maíra Santana

O Museu de Arte Moderna, nesta viagem foi uma grande salvaçāo, pois trazia a exposiçāo do artista Portinari que antes, nāo pudermos encontrá-la na Pinacoteca. Em suas obras era possível identificar marcas de suas memórias mais antigas, portanto só quem conhece a vida do autor poderia entender o significado delas. Esse foi um ponto que achei muito interessante, como já tínhamos estudado no colégio ficou fácil de estudar os quadros. A outra parte do Museu trazia a exposiçāo da arte de artistas contemporâneos, onde era possível encontrar obras que necessitavam de bastante reflexāo. Como tais obras sāo muito inovadores e inusitadas, nos desperta uma visāo de maluquice e insanidade, o que tornou muito interessante, pois sentimos na pele o que as pessoas sentiram quando os artistas da semana de 22 trouxeram a inovaçāo da arte moderna.
Jéssica Muniz








No Museu de Arte Moderna de São Paulo, pôde-se observar várias obras intrigantes a respeito de questões globais como o “peso” do consumismo nas pessoas, divergindo do antigo modelo de arte clássica para dedicar à uma forma de visão mais ampla da natureza humana.
Abdon Andrade



Nessa foto vemos uma arte moderna que representa o consumismo exagerado dos tempos atuais, ela estava em exposição no MAM. Gostei muito dessa exposição porque cada obra tem sentimentos e idéias dos artistas dentro delas.
Lucas Mendes



Essa é a parede externa do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Gostei desta pintura porque apresenta muitas cores, assim como elementos incomuns, que chegam a ser estranhos. Internamente o MAM apresenta muitas exposições, dentre as quais, a que eu mais gostei foi a de Arte Contemporânea.
Aline Tavares

Theatro Municipal - Sāo Paulo, SP


Esta foto mostra a parte externa do lindíssimo Theatro Municipal, localizado no centro de São Paulo, inaugurado em 1911.  Esse teatro foi grande alvo de vários espetáculos e ainda cenário da "Semana de Arte Moderna de 22" ,que promoveu uma grande transformação cultural no Brasil.  A construção sofreu influência da Ópera de Paris com traços renascentistas barrocos. Não  percebemos características europeias, mas também brasileiras, como a presença do café, já que naquela época era a principal atividade econômica. Pena que não pudemos tirar fotos internamente, mas achei realmente deslumbrante e inesquecível.
Luiza Katz



O Theatro Municipal foi bastante interessante, uma construção de grande valor cultural para São Paulo. Gostei de ver que mesmo sendo um lugar que teve várias apresentações, possui toda sua história em um ótimo estado, apesar do passar dos anos. E que isso se deve ao rigoroso trabalho de conservação do governo, que é possível ser notado no cuidado que os monitores pedem para o
visitante ter, além dos míseros R$22.000 para tirar fotos do interior do local.
Lucas Marinho

Na imagem é visto a parte de fora do Teatro Municipal de São Paulo. E ele é inspirado em grandes Teatros de Óperas, principalmente A Ópera de Paris. A sua arquitetura dentro foi o que me impressionou, pois tem traços do barroco, Art Nouveau e renascentista. Mas em detalhes retrata o nosso Brasil na época do café. Além de sua arquitetura belíssima, ele foi palco pra Semana de Arte Moderna de 1922, e de grandes Óperas, orquestras e peças.
André Vilela