domingo, 18 de setembro de 2011

Fazenda Tozan - Campinas, SP



Essa foto é da fazenda de café, Tozan, um ponto alto de nossa viagem. O que mais gostei da fazenda de café foi aprender sobre a importância desses comercio na história do Brasil, dessa grande indústria e de seus principais investidores e empresas.
Lucas Mendes



A Tozan, um referencial histórico, e uma fazenda bastante conhecida em São Paulo, tem grande valor cultural por ter feito parte de importantes acontecimentos, como visto nas senzalas. Quando fizemos a visita, vimos toda a história da fazenda e o que aconteceu antes de seus donos serem japoneses, além das mudanças que ocorreram. O que mais gostei foram as informações que até então não sabia sobre o café, como os vários tipos diferentes de grãos de café, e que nem todas as marcas se preocupam em usar do melhor tipo no seu preparo. E o que surpreendeu foi o território de mais de 2.000 hectares que a Tozan perdeu por causa da 2ª Guerra Mundial.
Lucas Marinho



A foto representa o patio da fazenda onde é realizado a secagem dos grãos de café. O mais interessante na minha opinião é a forma de como todo o processo é feito, ou seja, com uma grande preocupação de deixar bem feito, como por exemplo deixar os grãos expostos permitindo a aceleração desse processo devido ao sol para depois serem transferidos para máquinas fazendo chegar então nas nossas casas.
Mariana Pelinca











A foto foi na fazenda Tozan, onde aprendemos todo o processo de cultivo e etapas pelas quais o café passa até ser o que conhecemos. Fora isso a aula de história foi ótima, aprendemos mais sobre a importância do café para a economia brasileira e sobre a imigração japonesa ao Brasil.
Mariah Dantas


Todos sabem - ou ficaram sabendo - que o café foi e ainda é, em parte, a base da economia de São Paulo. Na Fazenda TOZAN, vimos todo o processo de plantação, colheita, como se limpa e torra o café. 
Seu Raimundo é um personagem de grande importância na fazenda: desde os nove anos de idade ele passa os dias peneirando e assoprando o café colhido por suas mãos calejadas, vivendo muito feliz nesse lugar, que, como visto, já passou por altos e baixos econômicos. A fazenda foi comprada pelo grupo Mitsubishi (o que me lembra a BOVESPA) e, até hoje, pertence a ele.
Júlia Nogueira


Alunas com um dos mais antigos trabalhadores da fazenda, Sr. Raimundo




Enriquecedor!
A Fazenda Tozan foi uma parada primordial que fizemos para entendermos completamente todo o ciclo do café e sua importância, observando ao vivo todo o cenário que o Brasil passou e a importância necessária dada ao café, como uma das potências da economia no século 18.
Jessica Cristina.



Essa imagem foi tirada na outra parte de nossa viagem, agora em Campinas, lá na fazenda Tozan. A fazenda foi um dos locais visitados que mais gostei, devido ao grande aprendizado histórico, a beleza do local e ao contato que tivemos tanto com o café produzido lá, quanto pelo bate papo muito interessante com Raimundo um colhedor de café que nos mostrou e ensinou como fazer o seu trabalho.
Marconi Barkokebas



Essa foto foi tirada na fazenda Tozan, pois gostei muito de lá,tirando o fato de ser no mato,foi onde eu mais consegui adquirir conhecimento. Lá foi mostrada toda a história do café e todo o procedimento que o mesmo recebe antes de ser consumido ou comprado por nós. Realmente achei sensacional! 
Daniella Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário